violência na zona norte
Três adolescentes são acusados da execução de um dos mais antigos comerciantes da região para roubarem 25 reais
Já foram apreendidos dois dos três adolescentes que executaram, com um tiro, na noite da última sexta-feira (22), o empresário Antônio Clodoaldo de Alcântara, conhecido como ´Toinho Alcântara´, de 55 anos, proprietário do Armazém Alcântara e da Alcântara Transportes. O disparo transfixou o braço e atingiu o coração do empresário, confirmou o Instituto Médico Legal do município.
A vítima estava em seu comércio, na Avenida Hermínio de Moraes, na companhia da esposa, quando por volta das 20h30 foi abordado por três jovens armados. Mesmo sem esboçar reação, conforme relato de testemunhas, o empresário foi baleado e morreu antes de dar entrada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
De acordo com a Polícia local, um dos adolescentes já tinha se envolvido em outro homicídio há três meses. As idades de dois deles são 14 e 15 anos. O terceiro, ainda foragido, pode ter 18 anos completos.
Depois de balearem ´Toinho Alcântara´, os adolescentes fugiram e várias equipes das polícias Civil e Militar foram mobilizadas na perseguição ao trio. As buscas foram coordenadas pelo comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, coronel Gilvandro Oliveira.
Com pouco tempo, pessoas começaram a telefonar para a Polícia e repassar informações sobre quem seriam os acusados do assassinato. Policiais do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão) e Policiamento Geral Ostensivo (POG) que estavam saindo de serviço se voluntariaram para dar apoio às equipes envolvidas nas buscas.
Ainda durante a madrugada, dois dos três envolvidos foram capturados. Um deles confessou sua participação e assumiu a autoria do disparo que tirou a vida do empresário sobralense. A reportagem entrevistou o garoto, ontem pela manhã. Frio, o jovem L., de 15 anos, autor do disparo que matou o comerciante, assumiu o crime e disse que não estava arrependido. "Pedi o dinheiro, mas ele não quis me dar. Aí dei o primeiro tiro, depois outro e saí correndo. Meus comparsas estavam me esperando lá perto da moto", afirmou. O próprio garoto disse ter conseguido roubar "apenas R$ 25,00" do empresário. Vizinhos do comércio confirmaram que muitos tiros foram disparados.
Luta contra o crack
A apreensão dos jovens usuários de crack envolvidos na morte do empresário aconteceu exatamente na semana em que o Instituto Filadélfia, em Soral, lança a campanha ´Crack, tô fora!". A campanha que será oficialmente lançada em evento realizado na Casa da Cultura do município, a partir das 18 horas do próximo dia 28, tem como objetivo alertar a sociedade e o poder público sobre como a droga está influenciando os jovens e a devastação causada pelo crack. "A droga não está mais somente nos municípios do Interior, já chegou aos pequenos distritos e atinge garotos e garotas cada vez mais jovens, como vimos neste caso recente", destacou o presidente do Instituto Filadélfia, Wellington Macedo.
Segundo ele, a campanha está mobilizando diversas entidades públicas e privadas e deve contar com a participação até mesmo do governador do Estado, Cid Gomes. "A Secretaria de Ação Social e as prefeituras da Região Norte do Ceará estão abraçando a causa. De uma forma unânime, todos expressam sua preocupação com o avanço do crack".
Caminhada
O ápice da campanha deve acontecer no próximo dia 24 de setembro, quando uma caminhada vai convocar mais de 20 mil pessoas para saírem às ruas com faixas e cartazes, unidas contra a droga. Segundo Macedo, as prefeituras disponibilizarão ônibus para grupos até Sobral.
LYANA RIBEIRO E NATHÁLIA LOBOCORRESPONDENTE / SUBEDITORA DE POLÍCIA
OPINIÃO DO ESPECIALISTA"A prevenção deve começar nos lares"
Vemos a impotência dos órgãos repressores, a audácia daqueles que investem no tráfico e a desinformação dos pais e da sociedade com relação a uma questão tão delicada e de difícil solução. O alvo principal são os jovens que são influenciados pelos amigos, pela curiosidade e pela falsa impressão de que uma experiência não é capaz de causar tantos transtornos em suas vidas. As ações de prevenção devem começar nos lares e se estender para todo lugar e qualquer lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário