segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cultura
Postado em: 20/08/2011 às 13h51
TAMANHO DA FONTE 
A-
A+
Escolas não participarão de desfiles cívicos na semana da Pátria
“Não vale apena seguir adiante com uma tradição que já perdeu o sentido ha muito tempo em nosso município, que já não existe mais”.

Por consenso, as três maiores escolas da cidade de Monsenhor Tabosa, Adauto Bezerra, Vicente Ribeiro e Luiz Leitão, não participarão este ano dos tradicionais desfiles cívicos em comemoração a semana da pátria.
A decisão em prol de atividades diferenciadas saiu na noite desta sexta-feira (19 de agosto) na Secretaria de Cultura. Participaram da reunião os secretários: Sinhá Régia da Cultura e Itamar Gomes, Adjunto da Educação. 
Também estavam presentes os representantes das escolas. Diretor da Escola Adauto Bezerra (Mozart Galvão) , diretor da Escola Vicente Ribeiro (Chico Verde); Diretora da Escola Municipal Luiz Leitão (Maria Edneis) e representantes da Educação Infantil.
Estrutura
Os representantes das “entidades educacionais” alegam que já não é mais possível se fazer uma apresentação como antigamente por conta do pouco apoio recebido de entidades como a de segurança. Mozart afirma que em um ano recente, uma jovem foi literalmente atropelada enquanto participava dos desfiles cívicos pelas ruas de Monsenhor Tabosa, “as pessoas não respeitam mais os alunos quando estão desfilando” diz. Mozart diz também que não se oferece uma estrutura adequada para a realização do evento, ele lembra que em 2010, o local reservado para o encerramento dos desfiles no centro da cidade, não foi suficiente para acomodar os alunos das três escolas, o local estava tomado por camelôs, de modo que não foi possível a apresentação das escolas como estava planejada.
Faz-se um investimento pesado, muita despesas, muitos dias de trabalho e acaba se tornando praticamente em vão, considerando o pouquíssimo tempo de apresentação, também não há público para prestigiar e o pouco que comparece não valoriza, em muitos casos os próprios alunos não levam a sério nem valorizam os desfiles.
Fim da tradição
Chico Verde diretor da escola Vicente Ribeiro diz concordar com o colega Mozart, segundo ele, a cerca de um mês atrás fez um plebiscito na escola para ouvir os alunos, e a maioria foi taxativo em afirmar que não querem participar dos desfiles. Os diretores das escolas estaduais entendem que os desfiles cívicos já estão ultrapassados aqui na cidade, o tempo atual é diferente de antes, o que funcionava antes, não funciona agora. “Não vale a apena seguir adiante com uma tradição que já perdeu o sentido ha muito tempo em nosso município, que já não existe mais”, dizem.
“Somos a favor de se comemorar a semana da pátria sim, mais sem os desfiles cívicos, com outras atividades”, afirmaram. Em consenso a proposta foi aceita por unanimidade.
Programação
Dia 2 - Abertura das atividades as 16:00hs na Praça 7 de Setembro com execução do hino nacional. Presença de autoridades.
Dias 3, 4 e 5 - Apresentações Culturais, a partir das 19:30hs. Haverá também à noite barracas na praça organizada pelas três escolas.
Dia 5 - Jogos da Independência: Durante todo o dia, com várias modalidades esportivas, os jogos serão realizados nas quadras das escolas Luiz Leitão e Adauto Bezerra; As 16:00hs, carreata pelas Ruas do centro com os alunos da Educação Infantil.Carros do Transporte Escolar e apoio dos professores da rede municipal.
Dia 6 - Haverá jogos de futebol no Estádio Valdemarzão a partir das 14hs. 2 jogos amistosos movimentarão a tarde: Monsenhor Tabosa X Santa Quitéria. Os jogos serão entre as equipes profissionais e Máster, dos respectivos municípios. As 16hs, caminhada com os alunos da Escola Luiz Leitão, com saída da escola, até a Praça 7 de Setembro, com participação especial guardas de honras das escolas estaduais. Ao chegar à Praça haverá discurso das autoridades.
Dia 7 - Haverá competições esportivas nas modalidades: Desfile da cavalaria, ciclismo, pedestre. Em horários a ser definido.
Dorismar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário