INSS alerta que intermediários podem causar prejuízos ao segurados
Por: Roberto Nascimento
Os segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisam de intermediários para acessar os serviços da Previdência Social. Eles podem esclarecer dúvidas pelo telefone 135 e, caso necessário, podem ser atendidos nas agências com hora marcada.
Os intermediários são pessoas que se oferecem aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para apressar processos e conseguir vantagens, mediante pagamento. Esses segurados muitas vezes são lesados ou envolvidos em fraudes.
Para o presidente do INSS, Mauro Hauschild, os segurados podem ter graves prejuízos quando recorrem a terceiros para acessar os serviços da Previdência Social. Segundo ele, o intermediário, sempre que não estiver devidamente instruído ou qualificado, acaba gerando danos ao segurado pelo fato de que ele pode não apresentar a documentação completa, ou pode, de posse de uma procuração, tentar fraudar a concessão de um benefício para o segurado ou para outra pessoa, ou ainda se valer dessas informações para outras coisas não relacionadas à Previdência.
Mauro Hauschild lembra que as pessoas podem ligar para a Central 135, quando perceber que um intermediário pode estar tentando tirar vantagem de um segurado ou causar algum tipo de prejuízo a esse segurado ou à própria Previdência.
Nesta terça-feira (23) uma Força-Tarefa Previdenciária (Polícia Federal, Previdência Social e Ministério Público Federal) cumpriu sete mandados de busca e apreensão nas residências e escritórios de intermediários que atuavam no Paraná. O objetivo da ação é colher provas sobre a atuação de uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência Social. Estima-se que o prejuízo causado, até o momento, seja de R$ 8 milhões.
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